Psicoterapia Infantil
Quando é recomendada Psicoterapia infantil ?
A infância é a fase inicial do desenvolvimento humano, portanto tem grande valor e relevância. Cuidar da saúde mental das crianças é exercer uma função preventiva, identificando questões que dificultam e interferem em seu desenvolvimento e aprendizado.
O que é Psicoterapia infantil?
Psicoterapia infantil é o cuidado e a atenção ao desenvolvimento psíquico da criança, um espaço para acolhimento das angústias, medos, inseguranças e um momento de orientações e diálogo com os pais.
As crianças não expressam seus sentimentos e emoções da mesma forma que os adultos, verbalizam menos e têm outras formas de comunicação. Um dos objetivos da psicoterapia infantil é auxiliar na expressão das emoções por meio de métodos e técnicas psicológicas.
Como funciona a Psicoterapia Infantil e a Ludoterapia?
A psicoterapia de crianças ocorre de forma lúdica, por isso a chamamos de Ludoterapia. Por meio do brincar (desenhos, jogos, massinhas, histórias etc.) a criança pode expressar suas emoções, o seu mundo simbólico, reviver e ressignificar suas experiências, bem como os eventos traumatizantes. Desta forma, o psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca por melhores alternativas para lidar com eles, e favorecer o desenvolvimento e fortalecimento de recursos psíquicos para se relacionar e se posicionar diante da sua realidade.
A participação dos pais no processo de psicoterapia infantil é imprescindível para sua evolução. Encontros periódicos com a família da criança proporcionam uma troca de informações importantes acerca do desenvolvimento infantil, bem como a possibilidade de oferecer-lhes auxílio e orientações frente às demandas que a criança apresenta.
Outra parceria importante é com a escola, visto que é no contexto escolar que a criança passa boa parte do tempo, e apresenta demandas comportamentais e de aprendizagem.
Como perceber que a criança precisa fazer psicoterapia?
São muitos os motivos que fazem uma criança necessitar de psicoterapia, muitas vezes tal necessidade é percebida pela própria família, quando não consegue entender ou lidar com as dificuldades apresentadas. Também é muito comum o encaminhamento à psicoterapia feito por outros profissionais da área da saúde como pediatra, psiquiatra, neurologista, fonoaudióloga, entre outros, ou pela escola.
Criança Precisa de Terapia?
Dificuldades no relacionamento com as pessoas, na atenção ou aprendizado são aspectos relevantes para buscar auxílio de um psicólogo. Outras queixas comuns que indicam a necessidade de acompanhamento psicológico são:
- Timidez excessiva
- Isolamento
- Irritabilidade
- Agressividade
- Comportamentos de birra e baixa tolerância à frustração
- Ciúmes após a chegada do(a) irmão(a)
- Dependência excessiva dos pais
- Separação dos Pais
- Perda de algum familiar
- Enurese e/ou encoprese
- Dificuldades escolares
- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
- Mudanças no comportamento em geral
Quais os benefícios da Psicoterapia Infantil?
O acompanhamento psicológico na infância favorece o desenvolvimento de uma vida emocional mais equilibrada, pois, de forma lúdica, a criança compreende as emoções para enfrentar os conflitos de forma saudável.
Para os pais, é a possibilidade de terem suas angústias e anseios acolhidos, em relação ao desenvolvimento e dificuldades dos seus filhos, desmistificando algumas idealizações em relação a maternidade e paternidade, tendo em vista que as falhas podem existir, mesmo quando os pais estão fazendo de tudo para não falhar.
Quanto mais os pais perceberem o psicólogo como parceiro, e compreenderem o que é a psicologia e o quanto ela está disponível para o bem-estar da dinâmica familiar, mais ganhos serão alcançados para o bem-estar e saúde mental da criança.