Psicoterapia Adolescente
Vamos entender a Adolescência?
A adolescência é uma das fases mais curtas, porém muito importante da vida, visto que se trata da transição da infância para a fase adulta. Uma fase com muitas descobertas e mudanças, físicas e emocionais e um período do desenvolvimento em que geralmente são sentidos insegurança, medo, dúvidas e conflitos, tanto pelo adolescente quanto pela família.
Quais transformações ocorrem na Adolescência?
Na adolescência iniciam-se as transformações no corpo, na mente e no círculo social. Com tantas informações, é comum que o jovem se sinta confuso, e há tendência ao isolamento e ao sentimento de não pertencimento social.
Nessa fase do desenvolvimento também acontecem várias mudanças neurológicas importantes, em áreas do cérebro que controlam funções comportamentais e emocionais, a imagem corporal, funções intelectuais e reflexivas, bem como tomada de decisão, análise de consequências e controle de impulsos. Também há alterações em áreas que regulam glândulas responsáveis por diversos hormônios que equilibram o nosso corpo, e o interesse em sexo, masturbação.
Enfim, são muitas alterações neurológicas, mas o mais importante é saber que o adolescente é intenso e tal intensidade não é controlada automaticamente, precisam de ajuda nesse processo de constante adaptação, logo o diálogo e boas referências são muito importantes para a formação do futuro adulto.
Como a psicoterapia pode contribuir para essa fase de transformações?
A psicoterapia na adolescência é um recurso de apoio, tanto para o adolescente, quanto para a família, um espaço para a escuta das angústias e conflitos que acompanham essa fase, bem como a possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento de recursos psíquicos para dar conta de tudo que acompanha esse período do desenvolvimento.
É um período muitas vezes marcado pela dificuldade no relacionamento entre pais e filhos. Muita calma e paciência serão necessárias para vivenciar esse período, cheio de oscilações e descobertas. Adolescentes criados em ambientes afetuosos e com diálogo passam por essa fase de forma mais branda.
Quais são as demandas comuns nesse período?
Algumas das dificuldades que podem ser sentidas pelos adolescentes e devem ser alvo de atenção de um psicólogo podem ser:
- Problemas com desempenho escolar
- Questões sobre corpo e imagem corporal
- Problemas com formação da identidade
- Questões relacionadas à sexualidade
- Dificuldades com integração em grupos
- Orientação vocacional
- Conflitos familiares
qual a importância da família na terapia do adolescente?
É importante que os familiares acompanhem as mudanças e percebam quando o adolescente está passando por alterações e que precisará de ajuda de um profissional. Quanto antes receber esse apoio, menos traumático será resgatá-lo de um problema maior e duradouro. A participação dos pais ou familiares na indicação de uma psicoterapia é fundamental para gerar credibilidade e o adolescente seguir exemplos familiares.
Assim como no acompanhamento de crianças, muitas vezes o encaminhamento para a psicoterapia é feito pela escola, por conta de demandas nesse contexto, por profissionais da área da saúde, médico hebiatra, psiquiatra, neurologista, ou ainda por iniciativa e solicitação do próprio adolescente.
Trata-se de uma fase incrível, cheia de descobertas e aprendizados. Além disso, adolescentes bem acompanhados serão adultos bem resolvidos.